Começa o ano e sempre nos perguntamos quais serão as novidades do mercado, o que os clientes desejam e o que os profissionais acreditam. Então começam as primeiras feiras, exposições e eventos do mercado. Aos poucos vão se mesclando tecnologia, comportamento, moda e cultura. Assim, nessa fusão de informações, é definida a tendência da Arquitetura de Interiores.
TENDÊNCIA: substantivo feminino
1.
aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão.
2.
disposição natural; inclinação, vocação.
Estamos em março e a partir dos eventos que já aconteceram, como Maison & Object, Stockholm Furniture & Lighting Fair e Exporevestir, podemos apostar em cinco itens que vão conquistar 2016.
All Black

A cor preta, que por algumas pessoas é vista como uma cor que pode “pesar” o ambiente, ganha cada vez mais espaço e aos poucos desfaz esse mito.
O preto esta presente em muitos itens de decoração, desde cor de parede até metais de banheiros.
Gold

Os metais dourados nos anos 80 representavam luxo em projetos de alto padrão e aos pouquinhos estão voltando. Esse ano a Deca apresentou três tonalidades de dourados para os metais, além da platinum e inox.
Claro que o dourado não se restringe aos banheiros. Temos luminárias, mobiliário e metais de cozinha
Brasil
A brasilidade, que ano passado foi explorada sobre vários aspectos, tem tudo para continuar em destaque. O artesanato imprime personalidade aos projetos, a fauna e flora continua aparecendo em detalhes. E nas artes plásticas nossos artistas estão cada vez mais bem valorizados.
Design Escandinavo

Região referência em design, com o tempo criou um estilo próprio. Suas linhas são retas, com cores neutras e minimalistas, o que imprime um ar sofisticado e funcional.
A arquitetura inspirada nesse conceito usa materiais naturais como a madeira de forma intensa, valorizando a luminosidade.
Paginação de piso

Os formatos diferenciados continuam. O hexagonal, que ano passado nos surpreendeu nos produtos nacionais, esse ano é explorado ao máximo através das várias possibilidades de textura e dimensões. O mesmo vale para a paginação em Chevron, que não se limita mais aos pisos.
Na mesma onda de formatos diferentes, os revestimentos cimentícios e tridimensionais continuam em voga. Mas uma característica que tenho percebido cada ano mais forte entre os clientes é o uso das coisas de forma simplificada, sem perder a elegância, é claro.
Não temos mais tempo a perder e, portanto, é tendência eliminar o desperdício e ser essencial ao seu estilo de vida. Menos é Mais.
E você, qual a sua aposta para 2016?




