Você deve estar se perguntando, o que é UPCYCLING? Podemos dizer que é a arte da reutilização, o processo de aproveitar algo que a princípio seria descartado e transformá-lo em algo diferente, com valor agregado, sem necessariamente submetê-lo a processos de transformações químicas ou físicas, proveniente da reciclagem.
Pode até parecer estranho, mas esta prática tem se tornado uma tendência mundial e vem adquirindo prestígio na moda, na arquitetura e no design. O crescimento da utilização do processo de upcycling é consequência da sua atual aceitação comercial e do baixo custo de materiais reutilizados.

Escultura de parede reaproveitando lata de leite e luminarias de garrafa de cristal. Fonte: Pinterest
De acordo com McDonough e Braungart (2002), o objetivo do upcycling é evitar desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes. Isso reduz o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos, tornando a prática ainda mais eficiente do ponto de vista ecológico do que a própria reciclagem.
Observamos que a novidade está no nome UPCYCLING, mas o significado da sua prática existe deste a pré-história, onde uma pedra, ressignificada, poderia se tornar uma ferramenta de corte.
Upcycling na Moda
O conceito está em alta na Europa, a universidade London College of Fashion recebe há cerda de três anos um apoio governamental pelo desenvolvimento de pesquisas sobre o uso do upcycling, como uma das alternativas de desenvolvimento para o mundo da moda.

Vestido de embalagens descartadas de M&M’s, desenvolvido pela fashion designer Christina Liedtke e lançado pela Terracycle, empresa de Upcycling com sede nos EUA e unidades no Canadá, México, Brasil, Suécia, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte, Turquia e Israel
Esta tendência ainda é pouco comentada aqui no Brasil, mas em 2009 a grife Cavalera lançou uma coleção de bolsas e carteiras femininas com um design irreverente e sofisticado utilizando apenas sacos de cimento usados. O autor da coleção foi o designer Rogério Lima. A ideia surgiu a partir da reforma do seu showroom “A Fábrica”.
Ele viu potencial nos sacos de cimentos que se acumulavam em frente a sua obra de reforma, quando percebeu que mesmo eles sofrendo ações de diversas intempéries, permaneciam intactos. Foi aí que sua equipe de estilo resolveu usá-¬los como matéria-prima para desenvolvimento de novos produtos.

Bolsas utilizando sacos de cimento, lançadas pela grife Cavalera, assinadas pelo designer Rogério Lima. Fonte: Pinterest
De acordo com Thaís Tulha (2014), criadora do estúdio Lagartta, dedicado, entre outras coisas, a criações de upcycling, “Reutilizar e reciclar são conceitos diferentes e ainda muito confundidos”. Upcycling, termo não muito difundido por aqui, é uma vertente da reutilização e preserva as características originais do material. Segundo Buckminster Fuller, “lixo é a coisa certa no lugar errado”. Vamos ver o exemplo a seguir para entendermos melhor esta afirmação.
A loja From Somewhere, localizada na badalada Portobello Road, traz do lixo de maiôs velhos a suéteres que foram jogados fora, para o mercado do luxo com o Upcycling. Nesta foto, estamos vendo uma das peças da coleção que foi desenvolvida pela marca Speedo.
Upcycling na Decoração
Já na decoração, o Upcycling é responsável pela inovação e diferenciação dos produtos. Deste modo, empresários, como Jimmie Martin, reaproveitam móveis velhos e peças antigas de decoração, algumas até mesmo com séculos de idade descartadas por seus antigos donos, e as transformam em peças modernas.
Na Alemanha, o Upcycling também é forte, principalmente em Berlim que, além de abrigar a grife Schmidttakahashi, também possui a The Upcycling Moda e Design, que seguem fielmente o conceito. Com estas referências vamos torcer para que esta moda pegue também no Brasil. Para finalizar…
Vamos nos inspirar…
E você? O que achou deste conceito? Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já fez UPCYCLING. Explore as possibilidades de transformar o mundo e compartilhe seus resultados com a gente, vamos adorar divulgar.
Boa sorte e até o próximo post.