Decorar a casa pode ser um processo apaixonante, principalmente se você utilizar todas as ferramentas disponíveis para compor um ambiente agradável e aconchegante. O uso de almofadas na decoração, por exemplo, vai muito além da escolha de simples acessórios: elas podem transformar sua sala, quarto, escritório varandas e até jardins.
As almofadas têm papel de destaque na decoração e, ao contrário do que se pode imaginar, elas não são coadjuvantes no ambiente. Para isso, no entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes e olhar para as almofadas como peças-chave, capazes de realçar o seu estilo de vida.
Elas podem tornar a decoração harmoniosa ou desempenhar papel importante na definição de uma ambientação. O tecido, a estampa, o acabamento, a disposição e até mesmo o seu enchimento precisam ser escolhidos criteriosamente para que atendam às expectativas.

Almofadas e os Estilos
A mistura de estampas é uma tendência. Cada almofada pode, sim, ter uma padronagem diferente da outra. Na hora de compor o mix, para não sobrecarregar o ambiente, a alternativa é escolher uma cor predominante para estar presente em todos os objetos estampados. Mas, quando se trata de almofadas, o mix de estampas não é a única alternativa.
Numa decoração moderna, escolha sempre um número impar de almofadas, ou seja, 3 ou 5 almofadas juntas ficam visualmente mais apelativas do que 4 ou 6. As almofadas grandes ficam mais bonitas do que um grupo de almofadas pequenas. Os formatos devem recair sobre o típico quadrado e o cada vez mais popular retângulo; privilegie tecidos como o algodão e o linho, perfeitos para exibir cores fortes e padrões geométricos.
Para uma decoração clássica, que requer certa simetria e formalidade, um número de almofadas par é ideal e o tamanho deve ser adequado à peça que adornam. Os padrões clássicos incluem os florais, adamascados, cornucópias, axadrezados, listados, entre outros. Você pode brincar com a combinação de cores e texturas, como o veludo e a seda, além de misturar as formas, utilizando almofadas quadradas e redondas.
Para um estilo mais eclético, o qual é definido por sua diversidade e excentricidade em que aparentemente, nada combina, as almofadas podem ser todas diferentes em termos de padrões ou texturas, optando sempre por uma cor que funcione como elo entre elas.
Almofadas e as Cores
Evite combinar as cores das almofadas com a cor do objeto que adornam (cama, sofá, poltrona), ou seja, prefira escolher tons complementares e que estejam presentes na paleta de cores do ambiente.
Em espaços que foram decorados com uma paleta de cores neutra e/ou monocromática, você pode optar por diferentes padrões de tecidos e texturas. No quarto, adicione à cama uma série de almofadas complementares em termos de cores, mas diferentes em termos de tamanhos. São capazes de dar conforto e aconchego instantâneo!
Não reserve as almofadas exclusivamente aos sofás ou às camas. Modelos de grandes dimensões são ideais para colocar no chão, no quarto das crianças ou em um espaço reservado à leitura no escritório.
Seja criativo e utilize almofadas para decorar locais inesperados: colocadas sobre um banco no banheiro, empilhadas no chão num recanto do corredor ou nas cadeiras da cozinha. Todo lugar pode ser um lugar para ter belas almofadas!
Onde encontrar?
Você pode encontrar almofadas na loja Studio Casa, localizada na Rua Pará, 250 – Vieiralves. A loja trabalha com tecidos Orlean e dispõe de uma infinidade de opções para que você possa compor suas almofadas.
Passa lá para conhecer e conte-nos aqui o que achou!

