Foi em uma palestra que ouvi falar pela primeira vez a expressão “Wabi Sabi”. Não tinha a menor ideia do que era o significado, claro que no contexto geral deu para entender. Então fui pesquisar a respeito e achei bacana compartilhar com vocês as minhas descobertas.
SUA ORIGEM
Na verdade “Wabi Sabi” não tem tradução exata para nossa língua, pois é uma expressão que os japoneses criaram para definir a beleza que mora nas coisas imperfeitas e incompletas. Sua origem data do século XII e se popularizou através do Zen Budismo.
“Começou a moldar a cultura japonesa quando o sacerdote budista Murata Shutô de Nara (1423 – 1502) alterou a cerimônia do chá: nada mais de faustos de ouro, jade e porcelana, mas, sim, instrumentos simples e rústicos de madeira e argila para compor o serviço de chá. E se rachassem? Tudo bem, até melhor, eles não seriam substituídos, porque carregavam em si o sinal de que o tempo agiu” http://inspirad.com.br
Composta por duas palavras, onde Wabi significa “coisas simples e frescas”, ou seja, o oposto da ostentação; e Sabi significa “A transitoriedade da vida, a ação do ciclo do tempo, marcas que resultam do simples fato de existir”.
CONSCIÊNCIA X ESPAÇO
Muito mais que um estilo de decoração, é uma forma de viver e pensar com simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade. Na pratica esse pensamento migra para a arquitetura de interiores por que o conceito de um projeto nada mais é que um raio x de quem vai viver aquele espaço, precisa imprimir a personalidade das pessoas. Caso contrário se torna algo frio e impessoal!
“Wabi Sabi cultiva tudo o que é autêntico ao reconhecer três realidades simples: nada dura sem alterações, nada é completo e nada é perfeito”. Sendo assim envolve a consciência de cada um ao enxergar e viver o mundo.
PREMISSAS PARA UM PROJETO
O projeto baseado no conceito Wabi Sabi propõe um layout prático e orgânico, onde menos é mais! Emprega materiais naturais com texturas, cores e formas que demostrem a ação do tempo, valorizam os objetos feitos à mão e com significado pessoal.
Os ambientes devem ser minimalistas, sem ostentação e capaz de proporcionar conforto, bem-estar e equilíbrio. As cores exploradas remetem a natureza como tons de terra e cores derivados até chegar no branco.
O paisagismo é importante, pois a natureza faz parte de todos os ambientes sejam externos ou internos. Nada de usar plantas artificiais ou fora da estação. O conceito de sustentabilidade é superimportante.
Nessa pesquisa conhecemos a Laura proprietária do Wabi-Sabi Ateliê, ela nos contou como conheceu a cultura.
Durante o desenvolvimento do ateliê, encontrei o conceito em algumas leituras sobre a cultura japonesa, pois meu avô era japonês. Então me encantei, pois fala justamente sobre os conceitos que gostaria de transmitir com meu trabalho. O wabi-sabi além de guiar minha atividade profissional é uma busca diária na vida pessoal também. Nem sempre é fácil levar a vida no ritmo leve e sensível que o conceito wabi-sabi sugere, mas ter ele sempre em mente é o melhor incentivo para buscar essa pausa e leveza no dia-a-dia
Selecionei alguns projetos, objetos e afins que foram desenvolvidos com esse conceito. O que acham? Vocês percebem uma semelhança com o estilo escandinavo?






Fonte das fotos: Pinterest